Nossa História

Com uma história de determinação e sucesso, inspirada no dinamismo e na visão empreendedora dos seus fundadores, nascia em 1991, uma empresa genuinamente brasileira dentro do segmento agroindustrial: a Oxiquímica.

A Oxiquímica surgiu a partir da Companhia Paraibuna de Metais, que iniciou suas atividades em 1986 e decidiu encerrar suas atividades em 1989.
Para muitos era uma porta que se fechava, mas para seus novos proprietários e para a comunidade, era uma porta que se abria, com muitos desafios e oportunidades, uma vez que, a nova empresa que surgia deveria prosperar fabricando produtos para a produção de alimentos saudáveis, sem agredir o meio ambiente e contribuir no desenvolvimento econômico e social.

O nome Oxiquímica Indústria e Comércio Ltda surgiu a partir do único produto fabricado pela empresa na época, o oxicloreto de cobre. A linha de fungicidas cúpricos foi crescendo embasada na premissa de produzir produtos eficazes e seguros, o que sempre norteou suas pesquisas. Com toda essa dedicação e cuidados a empresa consagrou-se referência mundial na produção de fungicidas cúpricos (à base de oxicloreto de cobre e hidróxido de cobre).

Na safra 95/96, a Oxiquímica focou mais um desafio, a produção da linha de Nutrição Foliar e lançou neste primeiro ano seu primeiro produto, dentro de um vasto portfólio atualmente disponível. Nesse mesmo ano, a empresa lança seu inseticida/espalhante adesivo.

Em 1999, a empresa alterou sua razão social para Oxiquímica Agrociência Ltda, um nome mais compatível com os ideais da empresa e adota o beija-flor como seu símbolo.
Até o ano 2000, o parque industrial ocupava 8000 metros quadrados, quando adquiriu em área anexa, mais 18000 metros quadrados para ampliar suas atividades.

O crescimento da empresa aconteceu não só na sua estrutura física, instalações a aumento de portfólio, mas também no crescimento do que a empresa considera ser seu maior patrimônio: as pessoas. E a empresa acredita ainda que não só seus profissionais, mas toda sociedade podem se desenvolver, para tanto, participa ativamente de diversos projetos sociais para crianças e jovens que visam a melhoria do seu convívio social.

Embasada no conhecimento técnico de seus profissionais e no seu potencial fabril, a empresa intensifica suas pesquisas e lança em 2001, seu primeiro produto à base de hidróxido de cobre na forma de pó molhável e em 2005, lança o que seria um marco para a empresa e para a agricultura brasileira, o primeiro produto à base de hidróxido de cobre na forma líquida produzido na América Latina.

Em 2007 a empresa alcança reconhecimento por sua inovação tecnológica de processos e produtos e é premiada pela FINEP (Financiadora de Ensino e Pesquisa), agência vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, com a terceira colocação da região sudeste na categoria de Processo, na 7ª edição do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica.

Grandes conquistas foram alcançadas em 2008 para a Oxiquímica. A empresa inaugura seu novo laboratório central, composto pelos laboratórios de Controle de Qualidade, Desenvolvimento de Formulações, Desenvolvimento Agronômico, Controle Ambiental e salas de apoio para preparação de amostras, retenção de contra-amostras, sala de instrumentação, biblioteca e vestiários.

Outras conquistas notáveis nesse mesmo ano foram a certificação da empresa pela NBR ISO 9001:2000 (em 2009 já atualizou a certificação para a versão NBR ISO 9001:2008) e também ter sido a grande vencedora do Prêmio Abiquim de Tecnologia, prêmio esse que vem coroar e consolidar a Oxiquímica como empresa desenvolvedora de tecnologia no país.

Em 2009, a empresa teve seus projetos na área de preservação ambiental reconhecidos através do recebimento do Certificado de Destaque de Preservação Ambiental, honraria oferecida pelos principais órgãos ambientais do estado de São Paulo e do Brasil às empresas que promovem ações dentro e fora de suas delimitações, de forma a proteger o meio ambiente na indústria e junto à sociedade. Outro importante passo rumo ao seu desenvolvimento foi a aquisição, neste mesmo ano, de mais 63000 metros quadrados em área industrial para expansões futuras.

Para 2010, demonstrando sua ousadia e capacidade de inovação a empresa lançará no mercado sua formulação de oxicloreto de cobre na forma líquida, a única conhecida no mundo.

Essa é a Oxiquímica, uma empresa que reconhece e acredita no potencial e na capacidade da agricultura brasileira, mas acima de tudo acredita que é possível um crescimento sustentável, fortalecido pelo pela tecnologia e pelo comprometimento das pessoas que fazem dessa empresa, a família Oxiquímica.